v História: Gabrielle Bonheur Chanel, Coco Chanel, nascida na França em 19 de agosto de 1883. Chanel foi uma estilista francesa e uma mulher à frente de seu tempo. Suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial. Foi a fundadora da empresa Chanel S.A.
v Montou sua primeira loja, a Casa Chanel (Chanel Modes) em 1909 onde vendia elegantes chapéus que encantaram as damas da cidade ao se depararem com seus cortes simples sem muitos enfeites.
v Em 1910 inaugurou sua primeira loja de corte e costura. Seus cortes simples encantaram as pessoas e em 1913 inaugurou simultaneamente outras duas boutiques.
v Em 1916 inaugurou uma loja de Alta Costura.
v Em 1920 com a loja Maison Chanel. Nesse período Coco Chanel deu um de seus golpes mais ousados, lançando calças masculinas para mulheres, inspiradas nas calças de boca larga usadas por marinheiros.
“Não há mulheres feias, há mulheres mal cuidadas”, costumava dizer.
v O vestido preto (conhecido como o pretinho básico) seria outra de suas grandes invenções que se tornaria célebre. Saindo das festas de gala e dos momentos de luto, se transformaria no curinga e, de antemão, marcaria o perfil da mulher moderna.
v No auge de sua fama, durante a década de 30, empregou 4.000 funcionários e chegou a vender 28.000 peças em um único ano.
O segredo do sucesso de Chanel era simples: apenas desenhava roupas que gostava de vestir.
v Não colocava seus esboços no papel, criava-os em cima do tecido, no corpo da modelo. Isso porque era a roupa que deveria se adequar ao corpo, e não ao contrário, como gostava de dizer.
v Sua carreira teve um renascimento em 1954. O vestido preto e as pérolas tornaram-se marca registrada do estilo CHANEL de fazer moda. O novo comprimento de suas saias mostrou os tornozelos das mulheres, cujos pés passaram a contar com sapatos confortáveis de bicos arredondados.
v No ano de sua morte, no dia 10 de janeiro de 1971, aos 87 anos, no luxuoso Hotel Ritz de Paris, Coco Chanel ainda trabalhava ativamente desenhando uma nova coleção.
A estilista teria dito a uma camareira que estava presente: “Vê? É assim que se morre. Sozinha, mas sempre chique”.
v Após seu falecimento sua marca foi vendida, porém manteve-se sem grandes inovações.
v Seu filho, Alain, fez disparar as vendas da fragrância Chanel nº 5.
v O ano de 1983 foi marcado pela chegada de Karl Lagerfeld à empresa como diretor artístico da marca. Era o início de uma nova e glamorosa fase para a marca CHANEL.
v O ano de 1983 foi marcado pela chegada de Karl Lagerfeld à empresa como diretor artístico da marca. Era o início de uma nova e glamorosa fase para a marca CHANEL.